"" → Ganhar dinheiro no automático: Origens da Sociologia

Origens da Sociologia

Podemos rearranjar a citação de Aristóteles e concluir que o homem, embora tenha sua  individualidade, vive em sociedade, que é um agrupamento de pessoas que formam uma coletividade, uma comunidade, ou seja, é um conjunto de indivíduos que vivem num determinado momento e num determinado lugar, que seguem as mesmas normas e têm valores semelhantes.

Como se vê, o conceito de sociedade é bastante abrangente, pois pode designar tanto um grupo muito amplo - como a sociedade do século XXI - quanto agrupamentos mais específicos - como a sociedade cristã medieval.



Desde a Antiguidade Clássica, principalmente com Aristóteles, vários intelectuais se interessam pelo estudo da sociedade. Porém, até meados do século XIX, não existia ainda uma ciência da sociedade.
Foi precisamente durante o Setecentos (1701-1800), sob os ímpetos libertários da Revolução Francesa e as transformações tecnológicas da Revolução Industrial, entre a consolidação do capitalismo e o acirramento da luta de classes, em meio à independência das colônias americanas e ao fim da escravidão, que surgiu a Sociologia. Clique aqui agora.

Montesquieu (1689-1755), Saint--Simon (1760-1825), Auguste Comte (1798-1857) e Alexis de Tocqueville (1805-1859), entre outrade do século XIX, quando o positivismo, o evolucionismo social e o determinismo ganharam força,os, foram os precursores do pensamento sociológico moderno, pois suas obras buscavam investigar e explicar a vida social. Porém, só alguns anos mais tarde a Sociologia iria emergir como ciência, já na segunda metade como era esperado numa época em
que a ciência era vista como o modo superior de compreensão do mundo.